Visita Técnica Alunos de MedioTEC em Redes

No dia 17 de agosto, foi efetuado uma visita técnica dos alunos do curso MedioTEC Técnico em Redes de Computadores da EETEPA de Monte Alegre-PA na cidade de Santarém visitando as empresas que estão trabalhando com tecnologia ou que estão desenvolvendo algo na área de redes e afins. O roteiro da visita foi elaborada em conjunto com os alunos, os quais queriam ir em locais com informática, mas devido a falta de tempo, foi feito somente em alguma empresas para se aproveitar o máximo de conhecimento no momento da visita técnica.

A visita teve quatro momentos:

  1. º WSP Telecom – O objetivo da visita técnica foi demostrar aos alunos o uso da rede de computadores no cotidiano de técnicos e gerentes de redes que trabalham arduamente nesta área. Como provedor, a WSP se preocupa com a qualidade de seus serviços e a qualificação de sua equipe de trabalho capaz de sanar os problemas que aparecem no decorrer dos dias da empresa.
  2. º IFPA – O objetivo desta atividade foi conhecer os espaços pedagógicos do Instituto Federal, saber como é o uso das tecnologias, a preocupação na elaboração de sistemas de atendimento ao cliente, softwares e hardware, ver as aplicabilidades do uso da rede de computadores numa instituição educacional.
  3. º PSA – O Projeto Saúde & Alegre, foi o parceiro que nos hospedou para que os alunos tivessem um local para almoçar e fazer o asseio. Além dessa ajuda, o PSA também tem projetos voltados para robótica educacional, que foi explicado pelo Prof. Paulo Lima, articulador e responsável pelas tecnologias da Instituição.
  4. º IESPES – Apresentação dos cursos de Redes de Computadores, conhecer a infraestrutura de salas e laboratórios, alguns projetos desenvolvidos (Eletrônica e Robótica) e as oportunidades oferecidas pelo IESPES. O intuito é motivar os discentes à progressão vertical dos estudos na área de TI.

Turmas Envolvidas: Técnico em Redes de Computadores 2017 – MedioTEC (Tarde)

Nº de Alunos Envolvidos: 16

Descrição da Atividade

A visita deu-se início as oito horas na empresa Rede WSP Telecom, um dos maiores provedores de internet da região oeste do Pará, ela atua desde cidades como Monte Alegre até cidades de difícil acesso como Porto Trombetas da mineradora MRN. A WSP vem agregar uma grande variedade de tecnologias para suprir um mercado cada vez mais sedento por internet, sua experiência no mercado faz com que ela se destaque como um dos maiores ISPs do Oeste do Pará, foi por ter essa reputação, que ela foi escolhida para ser um parceiro na visita técnica dos alunos de redes de Monte Alegre, no momento da visita, os alunos foram acompanhados pelos professores Wandson Ramos e Yuko Mitsuya, a exemplo de visitas anteriores, a turma foi dividida em dois grupos de oito pessoas, cada uma acompanhada de um profissional:

Uma equipe ficou com o Andrik Guimarães Ferreira responsável pelos servidores e fibras ópticas, conheceram os datacenters, os alunos tiveram permissão de bater fotos e tirar dúvidas sobre os servidores, roteadores, switchs gerenciáveis e cabeamentos estruturados feito dentro da sala do datacenter, foi apresentado também a importância do banco de baterias para o nobreak junto de uma retificadora para o caso de um Blackout, o aterramento também foi dito neste momento além de se mostrado os dutos, pisos falsos e outras partes de cabeamento estruturado usado na sala;

A outra equipe ficou com o Joel Prata Barbosa que é operador de NOC (Network Operations Center) que ficou encarregado de mostrar os projetos Wireless executados na instituição, ele mostrou a importância do estudo da matemática e física em sala de aula e o seu uso fora dela, ele explicou que muitos projetos executados tem que entender bem de física, pois existem vários obstáculos visíveis e invisíveis que os próprios técnicos tem que lidar e saber como solucionar problemas. Ao final de cada assunto repassado pelos profissionais da Rede WSP, houve o rodízio entre equipes aproveitando assim o tempo para que ninguém ficasse ocioso. Em todos os momentos os alunos estavam atentos e anotando tudo, saíram bastante satisfeitos pelos conhecimentos adquiridos.

No final as duas equipes se reuniram com o Jhon Delano da CIPA, responsável pela segurança do trabalho na empresa, ele ressaltou sobre a importância das NR 10 e NR 35 que tratam da segurança em instalações e serviços em eletricidade e a outra trata dos trabalhos em alturas acima de 2 metros, respectivamente. Em suas atividades diárias, os técnicos de redes e telecomunicações vez ou outra precisam subir em torre ou poste para verificarem algum problema ou fazerem uma instalação, as norma especificam os cuidados e o uso dos EPIs adequados para este tipo de trabalho, além de ser bem treinado para poder subir em torres, saber como usar o equipamento, corda, trava queda, cabo de aço entre outros, o profissional também tem que passar por exames admissionais específicos para quem vai trabalhar em lugares altos, os cuidados são mais do que necessário, enfatizou também que treinamentos são realizados periodicamente, afim de prevenir acidentes.

Encerrada a visita à Rede WSP, seguir-se o percurso em direção à IFPA, os alunos foram recepcionados pelo Analista de TI e coordenador de tecnologia  Osvaldo Abraão Lima Figueira, ele expôs aos alunos suas experiências como gestor de tecnologia no intituto e como elaborou e contruiu demais sistemas que estão funcionando no TI para ajuda-lo no atendimento as demandas que aparecem no decorrer do dia na IFPA, ele também motrou os Racks, switchs e equipamentos de redes que o auxiliam para melhorar as atividades da instituição, umas dos equipamentos que chamou atenção era um thinclient que está em fase de teste na biblioteca, depois de demonstrar o que os equipamentos são capazes de fazer fomos apresentados Biblioteca, aonde os alunos puderam deslumbraram com as coleções de livros de informática que ali apresentavam além de computadores com internet de alta velocidade a disposição dos discentes, com o termino na biblioteca fomos até os laboratórios da instituição aonde os alunos verificaram os tipos de equipamentos de redes e sua distribuição do campus. No final, agradecemos a hospitalidade que nos foi dada pelo Coordenador Abraão e seu trabalho na IFPA.

O almoço foi servido no Projeto Saúde e Alegria (PSA), que cedeu o espaço para que os alunos pudessem almoçar e tomar um banho. Logo em seguida, o professor Wandson Ramos apresentou o Prof. Paulo Lima, responsável na instituição pelo Projetos de Inclusão Digital, ele mostrou o LabMocorongo que é um espaço makerlivre, que conta com impressora 3D, equipamentos de eletrônica, Arduinos e vários componentes. Está a serviço de empreendimentos liderados por jovens que viabilizem a prototipação de soluções que unam a tecnologia e criatividade para problemas da cidade e do campo na realidade Amazônica. O laboratório está situado no Projeto Saúde & Alegria e aberto ao público em geral em horário comercial de segunda a sexta.

O último ponto da nossa visita técnica foi no Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES, uma faculdade local aonde os cursos de graduação são reconhecidos pela qualidade e, por isso, com destaque no mercado de trabalho, em Santarém e na região, alguns destes cursos é de Tecnólogo em Redes de Computadores, o instituto é o antigo local de trabalho do Prof. Wandson Ramos e também aonde já obteve conhecimento e amizade por muitos professores do local. O corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores. A boa avaliação dos cursos pelo Ministério da Educação (MEC) garante a credibilidade do ensino, da pesquisa e da extensão ofertados pelo IESPES. A primeira pessoa a nos atender foi o , ex-discente hoje se encontra na casa como um de seus docentes, ele apresentou um pouco os critérios da instituição, seus objetivos e seus cursos, logo depois tivermos um pequeno tour, o primeiro passo foi na biblioteca da instituição e no fim nos laboratórios da mesma, os alunos ficaram muito animados que lá também se ensina a Robótica na instituição, tendo mais um ponto motivador para nossas aulas, nossos agradecimentos ao Prof. Angel Pena Galvão, que possibilitou essa visita a instituição e suas dependências, muito obrigado.

No fim, os alunos tiveram aprenderam e muito nesta viagem, ganhando conhecimento e entedendo o uso das redes de computadores em grandes empresas da região, como em Monte Alegre, a tecnologia ainda está engatinhando, estamos melhorando o curso para que cada vez os alunos cheguem a um patamar de concorrerem de igual para igual com outros profissionais de fora da cidade. Esta visita técnica tem como intuito mostrar e motivar os alunos a nunca desistirem dos estudos e melhorar como seres humanos para procurarem uma vida melhor para eles e aqueles que depositam esperança na suas vidas.

Nossos agradecimentos a 6ª URE que nos disponibilizou um ônibus para a viagem, a Camila Navegação que nos fez um desconto na passagem dos alunos, a direção da EETEPA Monte Alegre por nos ajudarem com a viagem, a WSP Telecom, a IFPA, o PSA e o IESPES pela hospitalidade e o comprometimento em nos receber, sabemos como é complicado retirar um profissional da área para atender visitantes por um ou duas horas do seu tempo precioso.

Muito obrigado a todos.

Fotos da Visita Técnica

 

Professor do Curso de Redes de Computadores da EETEPA de Monte Alegre, atua também na área de Hardware, Elétrica e Eletrônica. Desenvolvedor do Site da EETEPA de Monte Alegre, entusiasta na área de Software Livre Linux e robótica.

1 Comentário

  1. Sonic The Hedhog disse:

    Daora

Deixe o seu comentário!