Enfermagem

O Curso

Com ênfase na saúde de pessoas que estão desabilitadas, o curso é para pessoas que gostam e tem aptidão em cuidar de pessoas, o profissional tem que gostar de anatomia, psicologia e fisiologia humana para ter melhores conhecimentos da saúde dos pacientes.

Objetivo

O Curso de Técnico em Enfermagem tem como objetivo formar o profissional de saúde para  desenvolver ações de recuperação, prevenção, e promoção a saúde, prestando os cuidados de enfermagem aos enfermos em diferentes etapas do ciclo de sua vida, informar e buscar sempre estar informados sobre todos os aspectos da saúde e procurar sempre o bom entendimento e a perseverança com aqueles que mais precisam de sua ajuda.

Duração

Para o Subsequente: 4 semestres

Para o Integrado: 6 semestres

PROEJA

Duração de 6 semestres

Público-alvo

Profissionais ou alunos que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio

Eixo tecnológico

Saúde e Estética

Perfil do profissional formado

O Técnico de Enfermagem é o profissional que realiza curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais. Auxilia a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no processo saúde-doença. Prepara o paciente para os procedimentos de saúde. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos e gravemente enfermos. Aplica as normas de biossegurança.

Ocupações CBO associadas

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os principais postos de trabalho associados à formação do Técnico de Enfermagem são:

  • Técnico de Enfermagem (CBO 3222-05)

Campo de atuação

O Técnico em Enfermagem será capaz de desempenham atividades técnicas de enfermagem em empresas públicas e privadas como:

  • Hospitais. Unidades de pronto atendimento. Unidades básicas de saúde. Clínicas. Home care.
  • Centros de diagnóstico por imagem e análises clínicas.
  • Consultórios. Ambulatórios.  Atendimento pré hospitalar.  Instituições de longa permanência.
  • Organizações militares.
  • Atuar em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas.
  • Prestam assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem estar, administram medicamentos e desempenham tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental.
  • Organizam ambiente de trabalho e dão continuidade aos plantões.
  • Trabalham em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança.
  • Realizam registros e elaboram relatórios técnicos.
  • Desempenham atividades e realizam ações para promoção da saúde da família.

Infraestrutura mínima requerida

Biblioteca e videoteca com acervos atualizados da área da saúde. Laboratório de Informática. Laboratório de enfermagem (semiotécnica e semiologia). Laboratório de anatomia e fisiologia.

Normas associadas ao exercício profissional:

Lei no 7.498/1986. Decreto no 94.406/1987.

Possibilidades de certificação intermediária em cursos de qualificação profissional no itinerário formativo:

Agente de Combate às Endemias. Cuidador Infantil. Cuidador de Idoso. Agente Comunitário de Saúde.

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo:

Especialização técnica em enfermagem do trabalho. Especialização técnica em instrumentação cirúrgica. Especialização técnica em saúde mental. Especialização técnica em terapia intensiva. Especialização técnica em estratégia de saúde da família. Especialização técnica em saúde do idoso. Especialização técnica em emergência e urgência. Especialização técnica em hemodialise. Especialização técnica em oncologia. Especialização técnica em diagnóstico por imagem. Especialização técnica em centro cirúrgico.

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo:

Curso superior de tecnologia em radiologia. Curso superior de tecnologia em gestão hospitalar. Bacharelado em medicina. Bacharelado em enfermagem. Bacharelado em farmácia. Bacharelado em biomedicina. Bacharelado em fisioterapia.

A coordenação de curso é o órgão da escola que acompanha a vida acadêmica dos alunos e do corpo docente. Além disso, cabe ao coordenador executar diversas funções que ultrapassam o conhecimento específico de cada área do saber, transformando-se em um gestor de ideias que deve ser capaz de promover alterações e introduzir propostas inovadoras no ambiente escolar, além de transformar, diariamente, conhecimento em competência.

CLIQUE AQUI para ser redirecionado para a página dos docentes do curso.

As atividades do curso de redes aconteceram, boa parte nos laboratórios, na qual tem uma infraestrutura tão boa, quanto dos centros urbanos de grandes cidades.

Este laboratório apresenta as seguintes características:

Laboratório 01: Pesquisa

  • Projetor Multimídia, que está acoplado ao teto da sala, condicionando assim, uma boa área de uso e sem risco de alguém bater por acidente e cair.
  • Quadro Interativo, na qual é possível ao docente fazer no quadro o que está acontecendo dentro do seu computador.