Segurança do Trabalho

O Curso

O curso é alinhado com o mercado de trabalho da região, muitas cidades como Juruti, Porto Trombetas, Santarém e Monte Alegre, precisam de um técnico voltado para esta área, ela vem à atender às exigências específicas da ocupação, e contando com docentes experientes na área que enfatizam situações de aprendizagem dinâmicas e interativas que privilegiam a formação de um profissional crítico e criativo.

Objetivo

O Curso de Técnico em Segurança do Trabalho tem como objetivo habilitar profissionais para atuar na prevenção de acidentes do trabalho, em cumprimento à legislação pertinente à saúde e segurança dos trabalhadores, integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, atuando em empresas públicas e privadas, órgãos públicos, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT e também como prestador de serviços nas empresas em geral.

Público-alvo

Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou complementar a formação acadêmica já adquirida, buscando uma melhor colocação na empresa em que trabalha.

Eixo Tecnológico

Segurança

Perfil do profissional formado

O Tecnólogo em Segurança do Trabalho é o profissional que analisa os métodos e os processos laborais. Identifica fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador. Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos. Elabora procedimentos de acordo com a natureza da empresa. Promove programas, eventos e capacitações. Promove a divulgação de normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional. Indica, solicita e inspeciona equipamentos de proteção coletiva e individual contra incêndio. Levanta e utiliza dados estatísticos de acidentes de trabalho, doenças profissionais e de trabalho para ajustes das ações prevencionistas. Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.

Ocupação CBO associadas

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os principais postos de trabalho associados à formação do Tecnólogo em Segurança do Trabalho são:

  • Técnico em Segurança do Trabalho (CBO 3516-05)

Campo de atuação

O Técnico em Segurança do Trabalho será capaz de desempenham atividades técnicas de segurança do trabalho em empresas públicas e privadas como:

  • Indústrias. Hospitais. Comércios. Construção civil;
  • Portos e aeroportos. Centrais de logística. Instituições de ensino;
  • Fabricação e representação de equipamentos de segurança. Empresas e consultorias
    para capacitações em segurança do trabalho;
  • Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho;
  • Comparar a situação atual com a legislação;
  • Identificar a política administrativa da instituição;
  • Implementar programas preventivos e/ou corretivos;
  • Realizam diagnóstico da situação de SST da instituição;
  • Identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho;
  • Integram processos de negociação;
  • Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • Investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Infraestrutura mínima requerida

  • Biblioteca e videoteca com acervo específico e atualizado.
  • Laboratório de informática com programas específicos.
  • Laboratório de Higiene Ocupacional e Ergonomia.
  • Laboratório de Equipamentos de Proteção Individual.
  • Laboratório de suporte básico à vida. Laboratório de proteção contra incêndios.

Normas associadas ao exercício profissional:

Lei no 7.410/1985. Decreto no 92.530/1986. Portaria MTE no 3.275/1989. Portaria MTE 3.214/1978. Portaria MTE 262/2008.

Possibilidades de certificação intermediária em cursos de qualificação profissional no itinerário formativo:

Agente de Observação de Segurança.

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo:

Especialização técnica em higiene ocupacional. Especialização técnica em ergonomia. Especialização técnica em prevenção e combate a incêndio. Especialização técnica em meio ambiente. Especialização técncia em segurança do trabalho na construção civil. Especialização técnica em segurança do trabalho em petróleo e gás.

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo:

Bacharelado ou licenciatura em engenharia civil. Bacharelado ou licenciatura em engenharia elétrica. Bacharelado ou licenciatura em engenharia mecânica. Bacharelado ou licenciatura em engenharia de produção. Bacharelado ou licenciatura em engenharia química. Bacharelado em arquitetura. Curso superior de tecnologia em segurança no trabalho.

A coordenação de curso é o órgão da escola que acompanha a vida acadêmica dos alunos e do corpo docente. Além disso, cabe ao coordenador executar diversas funções que ultrapassam o conhecimento específico de cada área do saber, transformando-se em um gestor de ideias que deve ser capaz de promover alterações e introduzir propostas inovadoras no ambiente escolar, além de transformar, diariamente, conhecimento em competência.

CLIQUE AQUI para ser redirecionado para a página dos docentes do curso.