Agropecuária

O Curso

O curso capacita pessoas do meio rural – produtores, trabalhadores, famílias – e demais interessados para adaptar sua produção agropecuária às mudanças climáticas, a fim de estimular a prática de sustentabilidade através da redução de emissão de gases de efeito estufa e obter vantagens econômicas.

Objetivo

O Curso de Técnico em Agropecuária tem como objetivo formar e atualizar profissionais especializados em executar projetos agropecuários, planejar atividades agropecuárias recomendar procedimentos de biosseguridade.

Público-alvo

Profissionais ou alunos que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio

Eixo Tecnológico

Recursos Naturais

Perfil do profissional formado:

Maneja de forma sustentável a fertilidade do solo e os recursos naturais. Planeja e executa projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. Seleciona, produz e aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas). Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. Realiza atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio. Realiza colheita e pós-colheita. Realiza trabalhos na área agroindustrial. Opera máquinas e equipamentos. Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade). Comercializa animais. Desenvolve atividade de gestão rural. Observa a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho. Projeta instalações rurais. Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Planeja e efetua atividades de tratos culturais.

Ocupações CBO associadas:

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os principais postos de trabalho associados à formação do Técnico em Agropecuária são:

  • Técnico Agropecuário (CBO 3211-10)

Campo de atuação:

O Técnico em Agropecuária será capaz de:

  • Propriedades rurais.
  • Empresas comerciais agropecuárias.
  • Estabelecimentos agroindustriais.
  • Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.
  • Parques e reservas naturais.
  • Cooperativas e associações rurais.

Infraestrutura mínima requerida:

Biblioteca e videoteca com acervo específico e atualizado. Laboratório de informática com programas específicos. Laboratórios didáticos de química e biologia. Laboratório didático de desenho e topografia. Oficina didática de mecanização agrícola. Unidades de produção animal, vegetal e agroindustrial.

Normas associadas ao exercício profissional:

Lei no 5.524/1968. Decreto no 90.922/1985. Resolução CONFEA no 278/1983. Resolução CONFEA no 473/2002. NR no 31 de 2005 – MTE.

Possibilidades de certificação intermediária em cursos de qualificação profissional no itinerário formativo:

Inseminador Artificial de Animais. Agricultor Familiar. Ovinocultor. Auxiliar Técnico em Agropecuária. Produtor Agropecuário.

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo:

Especialização técnica em agricultura agroecológica. Especialização técnica em agrimensura. Especialização técnica em agroecologia. Especialização técnica em agronegócio. Especialização técnica em cultivo intensivo e protegido. Especialização técnica em fruticultura. Especialização técnica em oleticultura. Especialização técnica em operação de máquinas agrícolas. Especialização técnica em sistemas de produção de animais monogástricos. Especialização técnica em sistemas de produção de animais ruminantes. Especialização técnica em sistemas de produção de pequenos animais. Especialização técnica em sistemas de produção orgânica de animais ruminantes. Especialização técnica em sistemas de produção orgânica de animais monogástricos. Especialização técnica em sistemas de produção orgânica de pequenos animais.

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo:

Curso superior de tecnologia em irrigação e drenagem. Curso superior de tecnologia em processamento de carnes. Licenciatura em biologia. Licenciatura em ciências biológicas. Licenciatura em ciências agrícolas. Bacharelado em administração rural e agroindustrial. Bacharelado em administração rural. Bacharelado em agroecologia. Bacharelado em agronegócio. Bacharelado em agronomia. Bacharelado em ciências agrárias. Bacharelado em ciências agrícolas. Bacharelado em engenharia agrícola. Bacharelado em engenharia de aquicultura. Bacharelado em engenharia de pesca. Bacharelado em engenharia florestal. Bacharelado em medicina veterinária. Bacharelado em zootecnia.

A coordenação de curso é o órgão da escola que acompanha a vida acadêmica dos alunos e do corpo docente. Além disso, cabe ao coordenador executar diversas funções que ultrapassam o conhecimento específico de cada área do saber, transformando-se em um gestor de ideias que deve ser capaz de promover alterações e introduzir propostas inovadoras no ambiente escolar, além de transformar, diariamente, conhecimento em competência.

CLIQUE AQUI para ser redirecionado para a página dos docentes do curso.

logomarca

O que é CREA-PA?

O CREA-PA é o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará, ele é responsável por regularizar, fiscalizar, controlar e orientar as atividades dos profissionais das áreas de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitarista, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Engenharia Hídrica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica e Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial, Engenharia de Produção, Engenharia de Operação, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Naval, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Engenharia Têxtil, Geologia, Engenharia de Minas, Engenharia de Geologia, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica, Geografia, Agronomia (ou Engenharia Agronômica), Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia de Pesca, Engenharia de Aquicultura, Meteorologia e Engenharia de Segurança do Trabalho, além das atividades dos Técnicos Agrícolas e Técnicos em Agropecuária e das várias modalidades de Técnicos Industriais e Tecnólogos, tanto em nível superior quanto em nível técnico.

Porque eu tenho que ter o CREA?

O Técnico em Agropecuária é um profissional planeja e executa projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. Desenvolve atividade de gestão rural. Observa a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho. Projeta instalações rurais. Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Planeja e efetua atividades de tratos culturais. Portanto é de fundamental importância que a sociedade entenda que aquele que estudou por vários anos está apto para atender as demandas existentes. Contratar um profissional é, portanto, necessário para ter um bom projeto e para executá-lo com qualidade e economia, prevendo problemas futuros que ocorrem quando o projeto não é feito por um profissional.

Porque ter o registro do CREA é importante?

Ter um registro no CREA é comprovar que você frequentou um curso técnico reconhecido e está apto a exercer legalmente a sua profissão de técnico. Em algumas provas de Concurso Público e Empresas Privadas, esta regularização pode ser o diferencial para a carreira do profissional, pois muitas empresas, agora, estão dando valor ao registro e procuram sempre verificar se o mesmo já tem registro no CREA.

O que é necessário para poder me registar?

Para registrar-se no CREA é necessário cursar um curso técnico reconhecido pelo MEC e pelo CREA e após terminar o curso, basta apresentar o diploma da entidade e mais alguns documentos para o devido registro.

A EETEPA de Monte Alegre está regularizada no CREA e os dados podem ser observados na tabela abaixo, ou seja, os alunos já saem preparados para o mercado de trabalho e aptos a tirar o seu registro no CREA assim que terminarem o curso de Técnico em Agropecuária.

 

Curso Número do Processo Título Atribuições Profissionais
 CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA – MODALIDADE SUBSEQUENTE 2228/2013 Técnico em Agropecuária
(Código 312-05-00)
As atribuições iniciais de competência e atividades profissionais constantes nos Arts. 3º, 4º e 5º do Decreto no 90.922, de 6 de fevereiro de 1985
CURSO TÉCNICO
EM AGROPECUÁRIA – MODALIDADE INTEGRADO
4129/2013 Técnico em Agropecuária (Código 312-05-00) As atribuições iniciais de competência e atividades profissionais constantes nos Arts. 3º, 4º e 5º do Decreto no 90.922, de 6 de fevereiro de 1985

Maiores informações nos documentos abaixo

DecisaoPlenaria2013-127

DecisaoPlenaria2013-128