MedioTec

MedioTec constitui-se numa ação de aprimoramento da oferta de cursos técnicos concomitantes para o aluno regularmente matriculado no ensino médio regular nas redes públicas estaduais e distrital de educação, como uma proposta de fortalecimento de uma formação profissional com produção pedagógica específica para o público atendido e em parceria com os setores produtivos, econômicos e sociais.

O MedioTec será executado em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE), além das instituições privadas de ensino técnico de nível médio e tem, dentre outros objetivos, garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda. As vagas dessa nova ação são definidas a partir do mapeamento das demandas do mundo do trabalho e renda, inclusive considerando as necessidades futuras.

Os cursos ofertados estarão dentro de um universo mapeado em razão das demandas do mundo do trabalho e renda, consideradas as prospecções de crescimento econômico e social das regiões do país, proporcionando maior sinergia entre esses cursos e as demandas.

1 – O QUE É?

O curso técnico de nível médio CONCOMITANTE é oferecido aos alunos regularmente matriculados na rede pública e privada, cursando o Ensino Médio Regular que buscam a formação técnica.

 

2 – QUEM PODE FAZER?

Exclusivamente para o (a) candidato (a) cursando o Ensino Médio Regular e deseja a formação Técnica em uma área específica para ingressar no mercado de trabalho.

 

3 – DURAÇÃO

Os Cursos Técnicos na modalidade CONCOMITANTE terão duração máxima de 02 (dois) anos e confere ao formado o diploma de técnico de nível médio, conforme projeto político pedagógico e plano de curso de cada escola.

 

4 – CERTIFICAÇÃO

A certificação de conclusão do Curso Técnico CONCOMITANTE é o diploma de Técnico de nível Médio e será aferido somente no final do curso, após o cumprimento de todas disciplinas curriculares, incluindo o estágio que é obrigatório e comprovação da conclusão do Ensino Médio Regular.

 

5 – CLASSIFICAÇÃO

A classificação dos candidatos às vagas do Processo Seletivo 2017 aos cursos Técnicos na Modalidade CONCOMITANTE obedecerão aos critérios estabelecidos neste Edital nº 009/2017-GS-SEDUC/PA e na portaria nº 831/2017-GS-SEDUC/PA, e de acordo com a seguinte pontuação:

  1.  Ter concluído o Ensino Fundamental em escola pública (municipal, estadual e federal) ou privada (1,0 ponto).
  2.  MÉDIA GERAL das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do 9ª ano do Ensino Fundamental.
  3.  Ser participante de Programas de Transferência de Renda, CAD Único, PETI, Bolsa Família, Seguro Desemprego e Outros. (1,0 pontos).Parágrafo Único – A média geral do item II será somada com a pontuação dos itens: I e III obtendo a nota geral para classificação do candidato.