Zootecnia

 

O Curso

O Curso Técnico em Zootecnia – PROEJA de Nível Médio da EETEPA de Monte Alegre, trabalhará todas as disciplinas e áreas do conhecimento de forma integrada e multidisciplinar, o que contribuirá para o município de Monte Alegre, além dos adjacentes como Alenquer, Prainha, Curuá e Almeirim, nos aspectos social, econômico, político e administrativo, uma vez que seus profissionais terão mais qualificações para atuarem em diversas áreas, competentemente desempenhando melhor seu papel social e proporcionando as competências necessárias para viabilizar a inserção de seus egressos no mundo do trabalho, bem como sua efetiva inclusão e participação no meio sociocultural em que habitam, fortalecendo a relação da escola com a sociedade.

Objetivo

O Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Zootecnia na modalidade PROEJA tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio dotados de conhecimentos que os habilitem a desenvolver com competências técnica e atitudinal as atividades relacionadas à área de zootecnia, a fim de proporcionar uma alternativa de desenvolvimento sustentável para a região na qual esses sujeitos estão inseridos, ele será capaz de ampliar os conhecimentos sobre a criação de animais para abate, como bovinos, suínos, frangos, além do conhecimento das raças para o consumo humano.

Público-alvo

Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou complementar a formação acadêmica já adquirida, buscando uma melhor colocação na empresa em que trabalha.

Eixo tecnológico

Recursos Naturais

Perfil profissional de conclusão

Planeja, organiza, dirige e controla a criação sustentável de animais domésticos e silvestres. Elabora, aplica e monitora programas de manejo preventivo, higiênico, sanitário, nutricional e reprodutivo na produção animal. Implanta e realiza o manejo das pastagens. Aplica procedimentos relativos ao preparo e conservação do solo e da água. Realiza e monitora a produção de silagem e forragem. Realiza procedimentos de inseminação artificial em animais. Projeta instalações zootécnicas.

Ocupações CBO associadas

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os principais postos de trabalho associados à formação do Técnico em Zootecnia são:

  • Técnico em Zootecnia (CBO 3231-05) – Zootecnista

Campo de atuação

O Técnico em Zootecnia será capaz de atuar:

  • Propriedades rurais.
  • Empresas de nutrição e reprodução animal.
  • Instituições de pesquisa, assistência técnica, fomento e extensão rural.
  • Clínicas veterinárias.
  • Cooperativas agropecuárias.
  • Profissional autônomo.
  • Empreendimento próprio.
  • Promover manejo zootécnico.
  • Efetuar controle zootécnico e sanitário.
  • Preparar alimentação.
  • Conduzir manejo reprodutivo.
  • Atuam nas mais diversas áreas de criação e manejo animal, promovendo medidas de profilaxia, sanidade, alimentação e reprodução.
  • Administram empresas rurais e promovem a comercialização de produtos e animais.
  • Estudam e aplicam princípios biológicos e zootécnicos para experimentar, testar, desenvolver e melhorar métodos de produção de vida animal, inclusive os insetos úteis.

Infraestrutura mínima requerida:

  • Biblioteca e videoteca com acervo específico e atualizado.
  • Laboratório de informática com programas específicos.
  • Laboratório de biologia animal e vegetal.
  • Unidades didáticas de produção animal e vegetal voltadas para o plantio de culturas e para alimentação animal.

Possibilidades de certificação intermediária em cursos de qualificação profissional no itinerário formativo:

Cuidador de Animais Silvestres. Agente de Higiene e Beleza Animal. Avicultor. Caprinocultor. Ovinocultor. Produtor Agropecuário. Suinocultor.

Possibilidades de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo:

Especialização técnica em sistemas de criação orgânica de pequenos animais. Especialização técnica em sistemas de criação orgânica de animais de médio porte. Especialização técnica em sistemas de criação orgânica de animais de grande porte.

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo:

Bacharelado em medicina veterinária. Bacharelado em zootecnia. Bacharelado em aquicultura. Bacharelado em biologia. Curso superior de tecnologia em agrozootécnica. Curso superior de tecnologia em aquicultura. Curso superior de tecnologia em reprodução animal e inseminação artificial. Licenciatura em ciências agrícolas.

A coordenação de curso é o órgão da escola que acompanha a vida acadêmica dos alunos e do corpo docente. Além disso, cabe ao coordenador executar diversas funções que ultrapassam o conhecimento específico de cada área do saber, transformando-se em um gestor de ideias que deve ser capaz de promover alterações e introduzir propostas inovadoras no ambiente escolar, além de transformar, diariamente, conhecimento em competência.

CLIQUE AQUI para ser redirecionado para a página dos docentes do curso.