Revitalização do Laboratório de Informática da Escola Estadual Francisco Nobre de Almeida

No inicio do ano de 2016, foi feito encontros com os diretores da Escola Francisco Nobre de Almeida, sendo eles a Diretora Andréa de Jesus Lins Oliveira e o Vice-diretor Joniro Damasceno de Lima, para fazer a revitalização do seu antigo laboratório de informática já há muito tempo abandonado por alguns motivos. Ele supria a necessidade de 1245 alunos e tinha como meta a inclusão social e digital que eram metas dos programas sociais do governo com a sociedade.

Por algum tempo ele veio a funcionar, mas agora já abandonado, a sala só servia como deposito de livros e objetos de limpeza. A EETEPA de Monte Alegre junto a Escola Francisco Nobre de Almeida, realizaram um parceira que juntos iriam revitalizar o laboratório com isso o Curso Técnico em Redes de Computadores coordenado pelo Prof. Esp. Wandson Ramos, se juntaram para efetuar esta empreitada, os alunos estariam nas aulas de Cabeamento Estruturado, a partir de julho deste ano, então foi acertado algumas metas antes de começar as aulas práticas no laboratório da devida escola, os diretores entraram com o conserto do forro, a pintura e a limpeza do local e os alunos depois de entenderem bem a teoria começariam com a prática de Cabeamento Estruturado logo depois, eles aproveitariam o que tem no laboratório para não se jogar fora e melhorar a infraestrutura. Logo abaixo tem um video mostrando o estado anterior do laboratório de informática.

Condições do Laboratório Condições do Laboratório Almoxarifado mais do que sala de informática Almoxarifado mais do que sala de informática Almoxarifado mais do que sala de informática Almoxarifado mais do que sala de informática Almoxarifado mais do que sala de informática Falta infraestrurura Faltando pintura Almoxarifado mais do que sala de informática Antigo Monitores Almoxarifado mais do que sala de informática Cabeamento sem infraestrutura Cabeamento sem infraestrutura Alguns presentes de morcegos Alguns presentes dos morcegos Condições dos cabeamento Condições dos cabeamento Servia de almoxarifado Servia de almoxarifado forro caindo Faltava uma pintura Faltava uma pintura Laboratório apresentava este estado

Depois da contrapartida da Escola de pintar, retirar os livros e melhorar o forro o resultado é mostrado no vídeo abaixo, foi neste momento que os alunos de Redes entraram para fazer a parte deles.

Aprender Fazer FazendoA EETEPA de Monte Alegre, seguindo os princípios do projeto “Aprender Fazer Fazendo”, vem ao encontro do teório com a prática, os alunos de redes conciliaram as normas ANSI/TIA/EIA 568-C.1 – Requerimentos Gerais, ANSI/TIA/EIA-568-C.2 – Cabeamento de par trançado balanceado de 100 ohms e ANSI/TIA/EIA-606-B norma para Administração da infraestrutura de telecomunicações em edifícios comerciais.

Nos primeiros dias nos deparamos com alguns fatos, dentre eles, a escola não tinha recursos para comprar benfeitorias para o laboratório, então foi feito o levantamento dos equipamentos e recursos para fazer o reaproveitamento do que tinha no ambiente, como a escola não podia comprar cabeamento, reaproveitamos o que tinha, então como primeira tarefa retiramos todos os cabos de redes existente na canaletas, pois muitos deles estavam com defeito e precisávamos saber quais deles seriam retirados e como seria refeito a distribuição dos cabos e localização do Rack dos equipamentos de redes, era necessário a retirada para tal evento. No video abaixo mostra a retirada dos cabos de redes.

A segunda tarefa foi a medição dos cabos, de acordo com a norma ANSI/TIA/EIA-606-B, com isso teremos uma estimativa de quantidade de cabo que pode ser utilizado de acordo com o lance maior e o lance menor, essa tarefa levou mais tempo, pois precisamos tirar vários cabos que estavam muito entrelaçados e também cabos coaxais que levavam ao Backbone satélite. O video e fotos abaixo mostra o que foi relatado.

Refazendo os calculos 20160611_145447 Folhas corrigidas Alunos debadendo os calculos Verificando o local ideal para alocação do Rack no Laboratório de informática Fazendo calculos de medições dos cabos Cada cabo foi medido e rotulado Medindo o comprimento do Cabo

Depois de todos os calculos de cabo de rede serem feitos e refeito, observou-se que o melhor local para se colocar o Rack seria na parte frontal da sala perto da mesa do professor, com a quantidade de cabos que tinhamos e com pouco recurso, foi o local ideal para fazer o reaproveitamento. Então logo após isso, foi feito a retirada do Rack do seu antigo local para um novo local.

Outro problema encontrado na escola é que eles utilizavam internet paga para poderem fazer os trabalhos da SEDUC, como existia três antenas só para o laboratório, fizemos o pedido junto da operadora OI para fazer um remanejamento da antena para outro local, com isso a antena que estava no laboratório foi para a Secretaria da escola, ajudando os técnicos com os serviços voltados para a instituição, as outras duas antenas ficaram na mesma posição.

Novo ReposicionamentoTécnico da oi realocou a antenaTrês Antenas

Três antenas de Internet e nenhuma sendo utilizada no laboratório, a que estava ligada era só da Oi Velox, mas só estava ligada nada mais, na foto abaixo mostra as três antenas, a primeira da Embratel a segundo logo atrás da GESAC e a última no canto esquerdo da Oi Velox.

Para agilizarmos ainda mais as tarefas, dividimos a turma em equipes, uma ficou responsável em trocar o sistema operacional Linux Boto e Linux Educacional para o Linux Mint 17.3,Sistema Operacional Linux Mint 17.3 o mesmo utilizado na EETEPA, uma equipe ficou responsável pelas medições da sala, dos cabos e da escola, outra equipe ficou responsável na recuperação dos computadores que estavam desativados e uma equipe ficou responsável pela recuperação dos links satélites na qual existiam três links, sendo eles da GESAC de 1 Mbps, Embratel de 1 Mbps e Oi Velox de 2 Mbps, mas nenhum deles era usado no laboratório ou na escola, os dois primeiros links não existiam nenhuma documentação existente, já o link da Oi era o único que apresentava uma etiqueta de identificação com o número do circuito e range de IPs, como não existia alguém que pudesse auxiliar a escola no melhor remanejamento desta infraestrutura então nunca foi usado estes recursos, abaixo as fotos com o estado anterior dos equipamentos de internet. Para poder identificar os links e ranges foi feito um chamado para fazer a identificação, o chamado foi para Embratel aonde eles nos auxiliaram com os dois links dizendo o que era necessário e repassando as informações de cada um, ao termino foi feito etiquetas de identificação e depois serão anexadas no Rack para auxiliar futuros profissionais da área.

Skyede Embratel Skyede Embratel Roteador cisco série 1900 sem identificação adequada sem infraestrurura adequada Equipamentos estavam jogados Equipamento com identificação errada

Passada está tarefa, os alunos responsáveis pelo Rack começaram  a realoca-lo. Eles começaram a passar os cabos que vinha da antena e depois os cabos que iriam para a rede local.

Para terminar, o cabo coaxial que vinha da antena da GESAC e que estava enrolado de forma inadequada e sobrando muito dele, foi retirado uma parte e deixado só o suficiente para ser utilizado dentro do laboratório de informática.

Como se encontrava o cabo cabo coxial estava jogado no laboratório Cabo coaxial enrolado de forma irregular Verificação no forro se ainda tinha mais cabo coáxil enrolado. Verificação no forro se ainda tinha mais Sobra de cabo Coaxil retirado

Os ajustes dos cabos da antena foram feitas em outras aulas práticas, os alunos começaram a ajustar cada um para ficar perfeito dentro do Rack

Outros alunos estavam fazendo a grimpagem dos cabos para agilizar as tarefas.

Nesta aula continuamos os reparos no laboratório, agora era a inserção das canaletas, como a escola não tinha verba para comprar novas, aproveitamos de um dos lados do laboratório que tinha peças de canaletas que poderíamos usar para fazer a passagem de cabos do Rack para os computadores.

Colocando a canaleta na parede fixando a canaleta na parede Aluno Gessica furando a parede Aluno serrando a canaleta IMG-20160623-WA0004 serando a canaleta Gessica furando a parede Taynara furando a parede pela parte de baixo IMG-20160623-WA0008 fixando a canaleta medindo a canaleta fazendo a ponta dos cabos de rede

Rodrigo e Paulo Henrique fazendo ajustes nos cabos Paulo Henrique fazendo ajustes nos cabos Paulo Henrique fazendo ajustes nos cabos Paulo Henrique fazendo ajustes nos cabos 20160622_210831 20160622_210828 20160622_210825 20160622_210819 Rodrigo e Paulo Henrique fazendo ajustes nos cabos Rodrigo e Paulo Henrique fazendo ajustes nos cabos Rodrigo e Paulo Henrique fazendo ajustes nos cabos Rodrigo e Paulo Henrique fazendo ajustes nos cabos Rodrigo e Paulo Henrique fazendo ajustes nos cabos Rodrigo e Paulo Henrique fazendo ajustes nos cabos

O próximo processo é fazer o acabamento no Rack fazendo a inserção dos cabos de redes no switch, infelizmente a escola não podia comprar um Organizador de cabos, por isso fizemos a inserção diretamente no switch.

Prof. Wandson Ramos auxiliando Prof. Wandson Ramos auxiliando Prof. Wandson Ramos auxiliando Prof. Wandson Ramos auxiliando Jeconias e Rodrigo nos ajustes dos cabos Montagem dos cabos Montagem dos Cabos Ajuste final dos cabos Prof. Wandson Ramos auxiliando Finalizando as configurações Como ficou os ajustes até este passo Como ficou os ajustes até este passo

A outra equipe já estava agilizando a manutenção dos computadores e instalação dos sistemas operacionais.

Manutenção corretiva nos computadores Manutenção corretiva nos computadores Manutenção corretiva nos computadores Manutenção corretiva nos computadores Manutenção corretiva nos computadores Manutenção corretiva nos computadores Computadore escolhido para ser o servidor Computadore escolhido para ser o servidor

A outra equipe responsável pelo cabeamento estruturado já estava terminando a parte deles, fizeram a colocação das caneletas restantes.

Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas Ajustes das canaletas

O Rack agora está com o cabeamento quase completo, os alunos já tinham aprendido como fazer na EETEPA no seu próprio laboratório, agora estavam botando em prática seus conhecimentos.

Nova Situação do Rack Os cabos de rede agora estão mais estruturados cabos e aparelhos com suas respectivas identificações. cabos e aparelhos com suas respectivas identificações.

Os cabos de rede que estão na secretaria, também foram ajustados para melhorar a infraestrutura.

Aluno Orlem fazendo os ajustes nos cabeamentos da secretaria Aluno Orlem fazendo os ajustes nos cabeamentos da secretaria Aluno Orlem fazendo os ajustes nos cabeamentos da secretaria Aluno Orlem fazendo os ajustes nos cabeamentos da secretaria Aluno Orlem fazendo os ajustes nos cabeamentos da secretaria Aluno Orlem fazendo os ajustes nos cabeamentos da secretaria Aluno Orlem fazendo os ajustes nos cabeamentos da secretaria

Para terminar este estágio, os alunos deixaram as etiquetas de identificação no Rack para que for ficar responsável pelo laboratório de informática do Francisco Nobre, possa saber quais os links e quais são suas especificações. Abaixo as etiquetas de identificação dos rádios satélites.

Etiqueta de identificação dos equipamentos

Inserção das etiquetas no Rack do laboratório por uma das alunas de Redes da EETEPA.

Aluna Odilene fixando as etiquetas no Rack Aluna Odilene fixando as etiquetas no Rack Aluna Odilene fixando as etiquetas no Rack Etiquetas inseridas no Rack Etiquetas inseridas no Rack Etiquetas inseridas no Rack Etiquetas inseridas no Rack Etiquetas inseridas no Rack

Depois de cumprida todas as tarefas, foi necessário saber qual era o melhor computador do laboratório para transformá-lo em Servidor Proxy Cache e servidor DNS Local, já que a velocidade dos links são muito baixos, este recurso é importante para o melhor aproveitamento da internet. Os alunos também estavam estudando administração de redes e Comunicações Móveis e Redes sem Fio, com isso aproveitaram para usar o que aprenderam em sala de aula para praticar no laboratório do FNA, o sistema operacional usado no servidor foi o PFSense que é um sistema operacional de código aberto baseado em Unix FreeBSD adaptado para ser usado como um firewall e/ou roteador, de acordo com os sites Wikipédia e pfsense-br, ele possui várias peculiaridades, uma delas a fácil manutenção, um excelente fórum de apoio e fácil instalação de aplicativos, facilitando assim um futuro local para estagio. Com o sistema operacional instalado, criamos um servidor que possui dois links de Internet (WAN) e um link local (LAN) para atender a comunidade escolar, para não haver problemas de segurança da informação, foi criado regras junto a diretoria que alguns sites seriam bloqueados, tais sites seriam de comunidades virtuais (Facebook), videos on-line (Youtube) e impróprios para adolescentes (Pornográficos), além de melhorar a rede por diminuir o uso da banda com sites tão pesados.

Tela do Servidor PFSense configurado Tela do Servidor PFSense configurado Cada link foi identificado Com a identificação do link, fica fácil ajudar nos reparos

Existia também alguns roteadores Wireless que não estavam mais em uso, então usamos o aprendizado de rede sem-fio para aproveitamos estes equipamentos na sala ao lado do laboratório que é de Educação Especial, a professora já tinha nos solicitado um ponto então furamos a parede e ativamos um ponto wireless local para uso dos alunos especiais.

O resultado final de todo o trabalho é apresentado nas fotos abaixo.

Estado atual do laboratório

Novo formato do laboratório de informática da Escola Francisco Nobre de Almeida Novo formato do laboratório de informática da Escola Francisco Nobre de Almeida Novo formato do laboratório de informática da Escola Francisco Nobre de Almeida Novo formato do laboratório de informática da Escola Francisco Nobre de Almeida Novo formato do laboratório de informática da Escola Francisco Nobre de Almeida Novo formato do laboratório de informática da Escola Francisco Nobre de Almeida Novo formato do laboratório de informática da Escola Francisco Nobre de Almeida Novo formato do laboratório de informática da Escola Francisco Nobre de Almeida Novo formato do laboratório de informática da Escola Francisco Nobre de Almeida Novo formato do laboratório de informática da Escola Francisco Nobre de Almeida Novo formato do laboratório de informática da Escola Francisco Nobre de Almeida

Antes e o Depois

Estado anterior do Laboratório Novo formato do laboratório de informática da Escola Francisco Nobre de Almeida

Como diria o Professor Jaime Teles: “Alunos focados num esforço para o bem geral de uma escola sem ser a deles, faz do aprendizado, algo prazeroso e reconfortante, pois muitos deles estudaram nesta escola e saber que eles foram responsáveis pela melhoria desta instituição de ensino, isso faz deles algo além de alunos, faz deles parceiros pela educação.”

O Curso de Redes de Computadores da EETEPA – Monte Alegre, gostaria de agradecer a direção da Escola Francisco Nobre de Almeida, por seder o espaço do laboratório, para os alunos de Redes, poderem praticar os seus conhecimentos adquiridos na instituição para fazer práticas do dia a dia.

“Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida.”

Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Alunos de Redes com o Laboratório já finalizado Professor Wandson e Alunos de Redes Professor Wandson e Alunos de Redes

Professor do Curso de Redes de Computadores da EETEPA de Monte Alegre, atua também na área de Hardware, Elétrica e Eletrônica. Desenvolvedor do Site da EETEPA de Monte Alegre, entusiasta na área de Software Livre Linux e robótica.

15 Comentários

  1. Aparecido Júnior disse:

    Parabéns mestre pelo seu ótimo empenho e dos alunos buscando novas experiências praticas e trazendo o conhecimento para todos de monte alegre. Forte abraço!

  2. Ilarilda Paiva disse:

    Parabens…. vc é uma motivacao a mais todos professores… parabens…. parabens… Mega orgulho .

  3. Oscar Alves disse:

    Meus parabéns professor Wandson, garanto que todos esses alunos tem a honra de tê-lo como professor, assim como eu tive a honra e orgulho de ter sido seu aluno, o senhor é um excelente profissional. Gostei da ação, e o trabalho da sua equipe ficou muito bom, estão de parabéns ????????

  4. Gabriel Cesar disse:

    Parabéns. Muito bom. Excelente resultado.

  5. Ruan Thyerre disse:

    Parabéns meu amigo ????????????????????????
    É de profissionais assim q nossa sociedade precisa, com iniciativas e visão de ajuda mútua para uma educação de qualidade.
    Parabéns novamente e q esse projeto seja apenas o primeiro de muitos q virão.
    Grande abraço!

    • Wandson Ramos disse:

      Muito Obrigado, Ruan. Sei que você é muito ocupado cuidando ai do TI do Hospital Regional e vindo de você é um grande elogio. Valeu Mesmo e bom trabalho pra você.
      Grande Abraço!

      • Marcio cleyton disse:

        Uma diferença enorme em comparação ao estado anterior e atual do laboratório obrigado professor WANDSON por nos auxiliar a colocar em prática o que aprendemos em sala de aula

  6. João Carlos disse:

    Grande mestre.
    o senhor realmente faz a diferença. Que belo trabalho. E ainda apenas o começo. Parabéns sensei.

  7. Parabéns meu amigo pelo ótimo trabalho que está realizando junto com esses jovens, sucesso em tudo que você fizer e sempre pode contar com nosso apoio. abraço.

  8. Tarcísio disse:

    Parabéns pelo belo trabalho em Monte Alegre meu amigo. Vendo essas fotos, me lembrei do tempo em que revitalizamos os laboratórios das escolas municipais aqui da cidade de Santarém e instalamos o Gnu-Linux.
    Hoje, temos aproximadamente 100 escolas do município com laboratórios e todas rodando Linux Educacional, além de professores lotados nesses espaços facilitando as aulas dos professores de sala de aula e atendendo os alunos.
    Parabéns pelo empenho, pois sabemos que o uso das mídias na educação é uma enorme ponte para a transformação educacional, social e de geração de conhecimento da comunidade local.
    Um grande abraço

  9. Elvis Marco Xavier disse:

    Parabéns Wandson!

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