Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico constitua a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes deverá proporcionar o acesso aos bens culturais produzidos socialmente e garantir condições concretas para que o aluno possa construir estruturas que o capacitem para o processo de educação permanente. com base nesse premissa, que a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA Monte Alegre) promoveu no dia 21-10-2016, um momento cultura que envolveu toda comunidade escolar, o IV SARAU LITERÁRIO, que teve como tema: “Expressão artística que vê na inclusão o exercer da cidadania”.
O Sarau Literário que trata de um projeto educativo e faz parte do calendário escolar permanente da EETEPA é um evento cultura, realizado no auditório da escola, onde docentes e discentes reúnem-se para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Tem como objetivo levar ao conhecimento da classe de estudantes as mais diversas manifestações literárias, para que possam expor seu lado artistico ou transmitir um pouco dos seus conhecimentos adquiridos no decorrer de sua vida. O IV SARAU LITERÁRIO da EETEPA proporcionou um momento de diversão e descontração a todos os presentes. Os alunos foram muito participativos no evento, pois foram mestres de cerimônia, responsáveis pela ornamentação do ambiente, prepararam slides e toda estrutura de palco e ainda tiveram bastante autonomia para escolher e ensaiar suas apresentações. No sarau foram desenvolvidas muitas atividades empregando as quatro línguas que são utilizadas em nosso educandário: língua portuguesa, inglesa, espanhola e libras. Os alunos, professores, servidores e gestores participaram do referido evento apresentando: Hino do Pará em Libras, dramatização, musical bilíngue (português e inglês), musical trilíngue (português-inglês-espanhol), jogral, teatro, dança, cordel, coral. O Sarau finalizou com uma apresentação em libras por um grupo de profissionais da EETEPA passando uma mensagem de que a escola preocupa-se em refletir e vivenciar inclusão em sua plenitude. Pois a língua brasileira de sinais “LIBRAS” nos ensina que independente das limitações físicas ou biológicas existentes, somos capazes de comunicar-nos com maestria e produzir arte por meio desta estrutura.
Portanto, tendo em vista o número de participantes e a soma de conhecimento intelectual adquirido no IV SARAU LITERÁRIO, observou-se que é muito importante o desenvolvimento de ações culturais envolvendo todos os segmentos da escola e da comunidade, expandindo o acesso à cultura, à educação, à cidadania e à construção do conhecimento de cada pessoa que faz parte desse educandário chamado EETEPA.
Texto: Professora Eloina Maria Bandeira Picanço
Profa. Português – EETEPA – Monte Alegre
0 Comentários