Durante as aulas do protocolo IPv6 do Professor Wandson Ramos, observou-se que no site do IPv6.br, tem uma opção de receber livros para instituições, essa foi uma oportunidade que o professor estava precisando de adquirir um material para as aulas de redes voltadas para este protocolo IP. Logo foi feito um e-mail para entrar em contato com a instituição para poder ganhar este benefício. O Vice-Diretor Antonio Benedilson e o Diretor Jaime Teles, ajudaram a fazer os documentos que era necessário para poder pedir os livros, ao enviar os documento a primeira pessoa a qual obtivemos contato foi com o senhor Eduardo Barasal Morales, eles nos informou que estavam fazendo a analise do pedido, isso foi uma ótima surpresa, pois não esperávamos que iriamos ser atendido tão rapidamente, logo após alguns dias a Senhora Daphne Campanha do NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, nos ajudou com os tramites legais para obtermos os livros. Foi enviado para EETEPA – Monte Alegre, 30 livros “Laboratório de IPv6” e 2 “Livro do IETF”.
Mas o que é o NIC.br e o que tem de importante nesse protocolo IPv6?
Para aqueles que não entendem muito de internet e não sabem como funciona, o IPv6 é o endereço que diz aonde está determinado endereço na internet, para você poder acessar qualquer página na internet, é necessário usar um endereço, como o da eetepa.com.br, mas por trás deste endereço existe um IP (Internet Protocol) um número que identifica aonde se encontra este site. O NIC.br foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País, já o site do IPv6.br engloba uma série de iniciativas do NIC.br para disseminar o IPv6 no Brasil.
“O IPv6.br também oferece cursos presenciais gratuitos, com teoria e prática num laboratório multivendor, para provedores Internet e outros Sistemas Autônomos. Entre 2009 e 2011 cerca de 1700 pessoas foram capacitadas nesses treinamentos. O material didático do curso, do qual esta apostila faz parte, foi desenvolvido pelo NIC.br e está disponível sob uma licença Creative Commons bastante permissiva, podendo ser usado livremente para disseminar o conhecimento.” Texto retirado do site ipv6.br
A equipe do IPv6.br está demostrando que a nossa realidade já mudou, e não mudou de agora, já faz muito tempo que eles já vem preparando material e palestras para ajudar no ensino do IPv6 no Brasil, é necessário que os alunos do ensino técnico das nossas escolas públicas ou particulares, já estejam mais do que preparados para saber lidar com essa nossa nova realidade virtual que surgiu durante o nosso dia a dia e com esgotamento definitivo do IPv4, não tem mais para aonde correr, o certo é que nós professores, façamos de tudo para ajudar essa juventude a se preparar melhor para um futuro cada vez mais tecnológico. Se não tivesses parceria de entidades como NIC.br, ficaria difícil para alunos adquirirem melhor entendimento sobre o assunto, mesmo os professores, acredito, teria mais dificuldade de repassar tais assuntos. Com ajuda de vídeos, livros e até cursos on-line, fica mais fácil repassar este conhecimento do IPv6.
A EETEPA – Monte Alegre, vem a agradecer a todos do NIC.br e do site IPv6.br, por nos ajudar a disseminar este novo protocolo e que continuem com o excelente trabalho que estão fazendo. Esperamos ver cada vez mais novidades vindo dessas pessoas que não cansam de ajudar os seus próximo.
0 Comentários