Alunos da Escola Tecnológica do Estado do Pará a EETEPA de Monte Alegre apresentaram seus projetos científicos à sociedade montealegrense, suas criatividades e a valorização dos trabalhos coletivos feitos com os chamados “lixos recicláveis” que foram colocados à amostra do público na Feira de Conhecimento e Sustentabilidade, a Expo-EETEPA, nos dias 26 e 27 de novembro.
Os trabalhos foram desenvolvidos entorno do tema “Atitudes Sustentáveis: Cuidando do Meio Ambiente e Fortalecendo a Educação Cidadã” e do subtema “Equilíbrio Ecológico, Educação cidadã, Qualidade de Vida, e Desenvolvimento Sustentável”.
A Feira de Conhecimento e Sustentabilidade da EETEPA Monte Alegre é um projeto que busca desenvolver a criatividade, além de criar, nos estudantes dos cursos técnicos da escola, o gosto pelas ciências por meio da experimentação. Propicia, também, a valorização do trabalho coletivo permitindo aos alunos a ampliação dos conhecimentos das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, oportunizando os discentes a colocarem em prática, de maneira real, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Para a instituição essa feira é de extrema importância para os alunos mostrarem ao longo dos cursos o que aprenderam. O objetivo da feira segundo o diretor da escola, Jaime Telles, é que eles desenvolvam habilidades básicas e competências que os capacitem para lhe darem com situações e transformações próprias do seu dia a dia. “Queremos que os nossos alunos possam ter uma postura critica perante a ciência, a sociedade e suas próprias vidas, contribuindo para despertar o interesse pela investigação científica e a consciência do seu papel como cidadãos do mundo”, disse o diretor.
O sucesso foi garantido, segundo o diretor. “Para a instituição e para o nossos alunos foi maravilhoso, mostramos a todos que temos futuros jovens cientistas e com isso a educação de Monte Alegre só tem a ganhar com isso”, reiterou Jaime Telles.
Os temas dos projetos apresentados na feira foram: “Pedagogia Medicinal na Escola: o segredo da saúde o bem estar”,“Levantamento Socioeconômico da produção agrícola da praia do meio, no município de Monte Alegre, sensibilizando o uso correto de agrotóxico”,“Viveiro Sustentável: Arborizando Monte Alegre”, “Recuperação Ambiental de uma Área de Preservação Permanente- APP, no bairro do Curaxi”,“Reutilizar de forma inteligente: A água desperdiçada do ar condicionado”.
Mapa de riscos ocupacionais na escola com a utilização de material reciclável: um exemplo de atitude para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores”, “ A importância da ergonomia para a qualidade de vida dos trabalhadores na cidade de Monte Alegre”,“ Iniciativa Sustentável: apresentação de chocadeiras artesanais e sistemas alternativos de criação e alimentação dos pequenos animais”,“Metareciclagem: arte e responsabilidade ´socioambiental”,“Desenvolvimento de equipamentos laboratoriais com metareciclagem”,“Reaproveitamento de equipamentos eletrônicos de informática para robótica.
Para o diretor Jaime Telles é de fundamental importância a realização da feira no município. “Precisamos incentivar nossos estudantes a desafios e com a Expor- EETEPA, eles se dedicam a fazerem os melhores projetos, estamos vendo esse empenho de cada um deles”, concluiu o diretor.
(Com colaboração de Jessé Lima)
Ascom/Seduc
mais detalhes no site da SEDUC Pará
http://www.seduc.pa.gov.br/site/seduc/modal?ptg=5050#prettyPhoto
0 Comentários